Roteiro de estudo para você

Introdução à Ontologia de Lukács, Sergio Lessa, curso em vídeo. O curso que te passei na postagem. 🙂 Explicando: o primeiro vídeo é o Lessa fazendo uma curta “biografia” do Lukács. Por isso recomendei começar pelo segundo vídeo. Nada demais. 🙂

Qualquer dúvida, sinta-se à vontade prá me perguntar, questionar, etc. 🙂 Estou sempre à disposição. NENHUM desses textos está aqui por algum capricho da minha parte; alguns parecerão repetitivos em algumas partes, mas é que fazer o trajeto que estou propondo aqui é difícil mesmo, o nosso cotidiano prejudica muito fazê-lo. Bons estudos! =)

A possibilidade ontológica do conhecimento (Maria Cristina Soares Paniago, 1996).

Método científico: uma abordagem ontológica (Ivo Tonet; São Paulo : Instituto Lukács 1ª Edição, 2013) Disponível para baixar em PDF aqui.

Introdução à Filosofia de Marx (Lessa & Tonet; São Paulo : Expressão Popular 2011) Disponível para baixar em PDF aqui. Esse livro: parece simplezinho (e é!), mas nele está sintetizado de maneira muitíssimo didática conceitos fundamentais ao que será discutido adiante nos próximos.

O que é dialética? (L. Konder)

Economia Política para Trabalhadores  Sofia Manzano. É FUNDAMENTAL ter esse básico do básico de Economia Política. Melhor ainda se fosse à base de um livro um pouco mais profundo, porém mais “teórico”, o do J. P. Netto e M. Braz, “Economia política: uma introdução crítica“. Mas esse pdf da Manzano tá MUITO MAIS legível do que o pdf que tenho do livro do Zé. Mas se puder obter esse do Netto, é melhor; o dela ela escreveu simplificado, prá ser o mais acessível possível.

Para compreender a Ontologia de Lukács, Lessa 2016. ESSENCIAL. Até porque o livro adiante vai cobrar todo o conteúdo desse.

Mundo dos homens: trabalho e ser social (Lessa; São Paulo : Instituto Lukács 2012, 3º edição) Disponível para baixar em PDF aqui. Esse livro é BEM DENSO. Mas com o acima, espero que tenha ganhado fôlego para enfrentá-lo. 🙂

Lukács: Ontologia e alienação  (Norma Alcântara; São Paulo : Instituto Lukács 2014) Disponível para baixar em PDF aqui. Esse livro TAMBÉM É MUITO DENSO!

Abaixo a família monogâmica! (Lessa; São Paulo : Instituto Lukács 2012) Disponível para baixar em PDF aqui. Você encontrará uma única palavrinha inadequada nesse livro, mas peço que desconsidere: o autor (assim como eu!) é de uma época em que esse termo era generalizado, e pelo pouco contato, acabou não incorporando. Eu conversei com ele por email, me disse que a próxima edição virá corrigida. 🙂

Lukács: ética e política, Lessa.

Indivíduo e sociedade: sobre a teoria de personalidade de G. Lukács. Gilmaisa Macedo.

Curso: Introdução a Pachukanis (curso com Alysson Mascaro, 03 de Maio a 23 de Junho de 2017)

Racismo e alienação: uma aproximação à base ontológica da temática racial (Uelber B. da Silva; São Paulo : Instituto Lukács 2012) Disponível para baixar em PDF aqui.

Capital e trabalho na formação econômica do Brasil (Artur Bispo dos Santos Neto; São Paulo : Instituto Lukács 2015). Infelizmente eu não tenho o PDF desse! 😦  Mas é baratinho, espero que possa e se sinta tentada a comprar. 🙂

Mulher, estado e revolução (Wendy Goldman, São Paulo : Boitempo, 2014).

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s