Roteiro de leitura

O Revolucionário e o estudo: porque não estudamos? (Lessa; São Paulo : Instituto Lukács 2014) Disponível para baixar em PDF aqui. O cotidiano asfixiante cria uma barreira, tanto ao estudo do militante quanto ao entendimento profundo da realidade social, e as soluções que vão na raiz dos desafios enfrentados pelos socialistas contemporâneos.

O que é dialética?  L. Konder. Desmistificando um termo que é frequentemente usado para esconder mais do que esclarecer.

A possibilidade ontológica do conhecimento (Maria Cristina Soares Paniago, 1996)–> especialmente para combater o relativismo e a “semiologização” da realidade (Netto) que os autores pós-modernos realizam bastante.

Introdução ao estudo do Método de Marx (  J. P. Netto; São Paulo : Expressão Popular 2011).

Método científico: uma abordagem ontológica (Ivo Tonet; São Paulo : Instituto Lukács 1ª Edição, 2013) Disponível para baixar em PDF aqui.

J. P. Netto e M. Braz, “Economia política: uma introdução crítica“.  Esse é FUNDAMENTAL pra começar a compreender algumas categorias marxistas básicas _ e outras nem tão básicas assim. 😉

Introdução à Filosofia de Marx (Lessa & Tonet; São Paulo : Expressão Popular 2011) Disponível para baixar em PDF aqui. Esse livro parece simplezinho (e é!), mas nele está sintetizado de maneira muitíssimo didática conceitos fundamentais ao que será discutido adiante nos próximos.

Proletariado e sujeito revolucionário, LESSA & TONET–> todo assalariado é um trabalhador? todo trabalhador é um proletário?

Abaixo a família monogâmica! (Lessa; São Paulo : Instituto Lukács 2012) Disponível para baixar em PDF aqui.

Capital e trabalho na formação econômica do Brasil Artur Bispo dos Santos Neto; São Paulo : Instituto Lukács 2015.

Capital e Estado de Bem-estar: o caráter de classe das políticas públicas. Lessa.

Cadê os Operários? Lessa. Um pequeno estudo do Lessa para contrapôr as leituras de “fim do trabalho”, etc, mas de quebra ele aponta prá o fenômeno da vida material sobre a consciência muito interessante.

Introdução à Ontologia de Lukács, Sergio Lessa, curso em vídeo. O primeiro vídeo é o Lessa fazendo uma curta “biografia” do Lukács (super recomendo assistir também).

Para compreender a Ontologia de Lukács, Lessa 2016.

Mundo dos homens: trabalho e ser social (Lessa; Maceió : Coletivo Veredas 2016, 3º edição) Disponível para baixar em PDF aqui. Esse livro é BEM DENSO. Mas com o acima, espero que tenha ganhado fôlego para enfrentá-lo. 🙂    PS. Capítulo VIII desse livro: Lukács versus Habermas… 😉

Lukács: Ontologia e alienação  (Norma Alcântara; São Paulo : Instituto Lukács 2014) Disponível para baixar em PDF aqui. Esse livro TAMBÉM É MUITO DENSO!

Indivíduo e sociedade: sobre a teoria de personalidade de G. Lukács. Gilmaisa Macedo.

A Política em Marx. Bruno Gonçalves da Paixão. 2017.

Lukács: ética e política, Lessa.

Marx, Mészáros e o Estado. Autoras: Edivânia Melo, Maria Cristina Soares Paniago (Org.) e Mariana Alves de Andrade

Descaminhos da esquerda, TONET.

Mészáros e a Crítica à Experiência Soviética.

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

w

Connecting to %s